www.anuarioempresarial.com.br


O Anuário Empresarial (AE) chega a sua terceira edição com uma expectativa muito grande de consolidação no mercado. Muitas empresas já entenderam a importância da técnica de Storytelling, para criar uma aproximação mais íntima com os seus clientes. Anúncios de publicidade e propaganda chegam ao nosso alcance todos os dias, seja por mídia exterior (outdoor), seja televisiva; nos meios digitais, em nossos celulares e notebooks. Muitos deles são bem feitos e outros deixam a desejar. A maioria passa despercebida.

O que estamos propondo no nosso anuário é algo muito diferente. A ideia ser um veículo pelo qual as empresas possam contar histórias relevantes, que atraiam a atenção e estabeleçam uma relação mais próxima ao consumidor.

Marcas são feitas para durar. Mas nós sabemos da existência de grandes marcas que perderam a importância, quando não desapareceram. O “cemitério empresarial” está repleto delas. O nome do jogo é confiança, e isso envolve não apenas a imagem do produto, mas também a imagem institucional de quem o produz. Por isso, cada vez mais, as empresas se preocupam com suas imagens corporativas, elas mostram ao público consumidor que estão além das suas responsabilidades mercadológicas, assim como expõem sua responsabilidade ambiental e social. O assunto é tão importante que se tornou um fator estratégico da própria sobrevivência. O AE está consciente de seu papel de comunicar a imagem da empresa, em outra arena que não é a de anúncios comerciais.

Essa edição está muito bem feita, abrilhantada por pessoas que fizeram e fazem a diferença no mercado, aborda ideias, valores, ações e diferenciais de seus negócios. Não menos importante é a sua distribuição. O AE chega as mãos de gestores de diversos segmentos do mercado baiano, por meio de um mailing muito especial que fizemos durante todos esses anos de atuação da empresa, ampliando nosso networking e podendo compartilhar os conhecimentos.

Tudo indica que estamos diante de um Brasil que dessa vez promete. E muito! Voltaremos a prosperar. Esperança de que teremos um mercado melhor, destravado, mais dinâmico. Os números não nos deixam mentir. Mas é preciso que façamos nossa parte. Esse Brasil, agora mais previsível, vem em 2019 com chance para todos que saibam transformar sonhos em realidade. Esta edição, feita com muito carinho, resgata homenagens que deveriam ser sempre feitas. Trata-se de registrar o trabalho pioneiro feito pelos professores João Eurico Matta, Manoel Barros e Antônio Jorge – na área da educação – pelo advogado Antônio Carlos Nogueira Reis, pelo visionário Luiz Pereira de Araújo – no segmento imobiliário – pelos médicos Antônio Carlos Vieira Lopes e Mauricio Nunes, por Paulo Gaudenzi – no turismo de negócios – e de Antônio Wanderley e Osvaldo Nery – no ramo calçadista. Eles são exemplos a serem seguidos. Suas histórias poderão ser apreciadas nesta edição.

Tenham todos uma excelente leitura!
Enio Carvalho e Thiago Araujo